Intolerancia a lactose sintomas

0
164
Intolerancia a lactose sintomas
Intolerancia a lactose sintomas

Intolerancia a lactose sintomas

Intolerancia a lactose sintomas, tratamento e como prevenir esse problema que afeta milhares de pessoas.

Indivíduos que sofrem com intolerância à lactose são incapazes de digerir totalmente o açúcar, ou seja, a (lactose) no leite. Como resultado, eles têm diarréia, gases e sensação de inchaço após comer ou beber laticínios.

Essa condição, é também chamada de má absorção de lactose, em geral é inofensiva, porém os sintomas são bem desconfortáveis.

Essa deficiência de lactase, que é uma enzima produzida no intestino delgado – em geral é o causador da intolerância à lactose.

Diversas pessoas tem níveis baixos de lactase, porém conseguem digerir produtos lácteos sem nenhum tipo de problema. Se você é realmente intolerante à lactose, sua deficiência de lactase causa sintomas depois que você come laticínios.

A maioria dos indivíduos que apresentam intolerância à lactose podem conduzir a condição sem ter que desistir de todos os laticínios. E é sobre isso que vamos ver nesse artigo de agora sobre Intolerancia a lactose sintomas, tratamento e como se prevenir disso.

Veja também: Benefícios da água com Limão

 

Intolerância à lactose – sintomas

Intolerancia a lactose sintomas. Os sintomas e sinais da intolerância à lactose no geral começam com meia hora a duas horas depois de comer ou beber alimentos que incluam lactose. Os sintomas normais desse problema incluem:

  • Diarréia
  • Náusea e, às vezes, vômito
  • Cólicas abdominais
  • Inchaço
  • Gases

Veja também: Suco de salsa com limão

 

Intolerância à lactose diagnóstico

Intolerancia a lactose sintomas, tratamento e como prevenir é o que você quer saber nesse artigo não é mesmo?

Porém é importante também você entender o momento exato de procurar ajuda médica. Marque uma consulta com seu médico se você tiver sintomas de intolerância à lactose com frequência depois de ingerir laticínios, principalmente se estiver preocupado com a ingestão de cálcio suficiente.

Intolerância à lactose exame

O teste feito para definir tolerância à lactose mede o comportamento do corpo a um líquido que possui altos níveis de lactose. Se não tiver aumento no nível de glicose, significa que seu corpo não está digerindo e absorvendo corretamente a lactose.

 

Intolerancia a lactose sintomas e causas

As Causas de intolerancia a lactose acontece no momento em que o intestino delgado não produz uma enzima (lactase) suficiente para digerir o açúcar do leite (lactose).

Normalmente, a lactase transforma o açúcar do leite em 2 açúcares comuns (simples) – glicose e galactose – absorvidas na corrente sanguínea através do revestimento intestinal.

Se você tem deficiência em lactase, pois a lactose nos alimentos se dirigem para o cólon, ao invés de ser processada e absorvida. No cólon, as bactérias comuns interagem com a lactose não digerida, o que causa sintomas e sinais da chamada intolerância à lactose.

São 3 tipos de intolerância à lactose existente e diferentes fatores causam a deficiência de lactase subjacente a cada tipo.

Intolerância primária à lactose

O corpo tende a produzir muita enzima lactase durante a infância, pois o leite é o primeiro alimento de nutrição, após o nascimento.

Em geral o corpo tende a diminuir a porção de lactase conforme o passar dos anos, pois a pessoa envelhece e a dieta varia muito nesse tempo. E infelizmente com o tempo, essa declinação da produção de lactose, gera a Intolerancia a lactose sintomas.

Intolerância secundária à lactose

Já nesse caso de Intolerância à lactose secundária, acontece quando o intestino delgado para de produzir a quantidade certe de lactase por conta de algum problema, doença, cirurgia ou injúria.

Certas condições que acabam levando a um problema chamado de intolerancia a lactose secundária podem ser:

  • doença celíaca
  • gastroenterite
  • doença de Crohn

O tratamento da condição intrínseca a esse problema de intolerância pode resolver o problema completamente.

 

Intolerância à lactose congênita ou no desenvolvimento – Bebe intolerante a lactose sintomas

 

Bebe com intolerância a lactose sintomas

Pode ser possível que o bebê já nasça com problema de intolerancia por conta da deficiência de lactase no organismo.

Conhecida como herança autossômica recessiva, essa condição pode ser passada de geração em geração. Resumindo, isso que dizer que a mãe ou o pai precisam transmitir o gene de Intolerância a lactose sintomas para o filho, para que ele venha a apresentar o problema.

 

Intolerancia a lactose sintomas respiratorios

Mais comum em crianças e bebes, seus principais sintomas são:

  • cutâneos (coceiras, placas vermelhas na pele e descamação, sintomas de intolerancia a lactose manchas na pele)
  • gástricos e intestinais como por exemplo (diarréia, fezes com sangue, intestino preso, regurgitação, vômito e cólicas intensas)
  • respiratório (muito chiado e respiração difícil)

 

Intolerancia a lactose sintomas em bebe

Para saber se o bebê apresenta alergia ou intolerância à lactose, é preciso estar atento aos sintomas, pois na intolerância à lactose surgem apenas sintomas ligados à má digestão, como por exemplo:

  • aumento dos gases
  • cólicas intestinais e diarreia

Enquanto na alergia ao leite também surgem Intolerancia a lactose sintomas na pele.

Veja também: Benefícios do chá de hortelã

 

Fatores de risco

Fatores que podem tornar você ou seu filho mais propensos à Intolerância a lactose sintomas incluem:

  • Aumento da idade. A intolerância à lactose geralmente aparece na idade adulta. A condição é incomum em bebês e crianças pequenas.
  • Etnia. A intolerância à lactose é normal e mais comum em pessoas de descendência africana, asiática, hispânica e indiana.
  • Nascimento prematuro. Bebês nascidos cedo demais (prematuramente) podem ter níveis menores de lactase, isso porque o intestino delgado não desenvolve células produtoras de lactase até o final do terceiro trimestre.
  • Doenças que atacam o intestino delgado. Os problemas do intestino delgado que podem ser as causas da intolerância à lactose incluem crescimento bacteriano, doença celíaca e doença de Crohn.
  • Alguns tipos de tratamentos contra o câncer. Se a pessoa recebeu radioterapia para câncer no abdômen ou tem complicações intestinais devido à quimioterapia, o indivíduo tem um risco alto de intolerância à lactose.

 

A intolerância à lactose pode matar? 

As chances disso acontecer é quase zero, se não fosse as populaões de risco como é o caso dos idosos, bebês ou crianças com saúde comprometida do qual tem a chance maior de morte por desidratação em casos de diarréias persistentes.

 

Conheça também: Remédio caseiro para rinite e sinusite

 

Tratamento de Intolerancia a lactose sintomas

Atualmente, não há como aumentar a produção de lactase no corpo, mas você geralmente pode evitar o desconforto da intolerância à lactose:

  • Evitar grandes porções de leite e outros produtos lácteos
  • Incluir pequenas porções de produtos lácteos em suas refeições regulares
  • Comer e beber sorvete e leite com redução de lactose
  • Beber leite comum depois de adicionar um líquido ou pó para quebrar a lactose
Limitar produtos lácteos

Muitas pessoas que sofrem com intolerância à lactose, podem usufruir de alguns alimentos lácteos sem manifestar os sintomas. É possível aumentar sua tolerância a laticínios, introduzindo-os gradualmente em sua dieta.

Algumas pessoas acham que podem tolerar produtos lácteos com alto teor de gordura, como leite integral e queijo, mais facilmente do que produtos lácteos sem gordura ou com pouca gordura.

As formas de alterar sua dieta para diminuir os problemas de Intolerância à lactose sintomas incluem essas 5 precauções:

1 -> Escolhendo porções menores de laticínios. Tome pequenas porções de leite – até 4 onças (118 mililitros) de cada vez. Quanto menor a porção, menor a probabilidade de causar problemas gastrointestinais.

2 -> Economizando leite para as refeições. Beba leite com outros alimentos. Isso pode retardar o processo digestivo e pode também diminuir os sintomas de intolerância à lactose.

3 -> Experimentando diversos produtos lácteos. Não são todos os produtos lácteos que têm a mesma quantidade de lactose. Podemos dar o exemplo aqui dos queijos duros, como o cheddar ou suíço, possuem pequenas quantidades de lactose e no geral não causam sintomas.

Você pode tolerar alimentos lácteos cultivados, como por exemplo o iogurte, porque as bactérias usadas no processo de cultura produzem naturalmente a enzima que decompõe a lactose.

4 -> Compra de produtos com baixo teor de lactose ou sem lactose. É possível encontrar esses alimentos (produtos) na maioria dos supermercados na seção de laticínios refrigerados.

5 -> Usando gotas ou comprimidos de enzimas lactase. Gotas ou comprimidos sem receita contendo a enzima lactase (Perlatte, Lactosil, Latolise outros) podem ajudá-lo a digerir produtos lácteos. Tome os comprimidos antes de uma refeição ou lanche.

Lembre-se, antes de consumir qualquer medicamento, faça uma consulta médica, o site Minha Dieta Funciona é um site informativo, para maiores detalhes do seu problema, procure seu médico.

 

Como prevenir Intolerancia a lactose sintomas

Infelizmente não há uma maneira de se prevenir a Intolerancia a lactose sintomas, pelo menos nenhuma conhecida. O ideal é evitar de consumir alimentos (produtos) lácteos em sua dieta, pois isso contribui para que o problema não aconteça.

Produtos lácteos como esses listados abaixo, podem ser mais fáceis de digerir, pois contém menos lactose. Porém vale uma observação, eles devem ser consumidos com cuidado pois mesmo assim ainda podem causar o problema.

  • Produtos lácteos fermentados, como por exemplo o iogurte
  • Queijos e manteigas
  • Produtos lácteos e Leite sem a presença da lactose
  • Leite de cabra
  • Sorvete, milk-shakes e queijos velhos ou endurecidos
  • Leite de vaca tratado com lactase para crianças maiores e adultos
  • Fórmulas de soja para crianças com menos de 2 anos.

 

Se você também sofre desse problema, comente abaixo.

Esse foi nosso artigo sobre Intolerancia a lactose sintomas.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFruta com v
Próximo artigoFruta com h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here