Quem tem gastrite pode comer cuscuz

5
17302
Quem tem gastrite pode comer cuscuz
Quem tem gastrite pode comer cuscuz

Quem tem gastrite pode comer cuscuz

Será que Quem tem gastrite pode comer cuscuz?

É sobre esse assunto que vamos falar hoje para vocês aqui em nosso site Minha Dieta Funciona.

Mas antes de você saber se pode ou não comer esse e outros alimentos, vamos entender um pouco sobre essa doença.

Se você preferir, acompanhe esse artigo em vídeo pelo nosso Canal Minha Dieta Funciona. Inscreva-se no canal e ative as notificações.

 

O que é gastrite?

Quem tem gastrite pode comer cuscuz
Quem tem gastrite pode comer cuscuz

Gastrite é inflamação, infecção ou corrosão do revestimento estomacal, essa inflamação ocorre por vários motivos.

Ela pode durar por pouco tempo na chamada gastrite aguda, ou dependendo ela pode durar meses e até mesmo anos na gastrite crônica. Veja também a úlcera nervosa.

 

Causas

Uma das causas mais prováveis da gastrite é a fraqueza da barreira mucosa, que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago, causem danos ao tecido que reveste o órgão.

Essa fragilidade pode ser provocada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive exatamente no revestimento estomacal.

Se não for tratada, pode ocorrer o surgimento de úlceras e até mesmo algo mais grave, como o câncer de estômago.

Há também outras bactérias e vírus que podem causar infecções que levam a pessoa a ter gastrite.

Veja as 3 principais causas da gastrite:

  1. Excesso de estresse: essa é uma das causas da gastrite que são mais comuns de se ver nas pessoas.
  2. Todos nós passamos por momentos difíceis em nossas vidas e devido algum tipo de problema ou nervoso que passamos, desenvolvemos uma gastrite nervosa. Normalmente essa gastrite cura-se controlando o estresse e nervosismo que a causaram.
  3. Uso de medicamentos: alguns tipos de medicamentos em especial os anti-inflamatórios, pode ser uma das causas da gastrite. O uso prolongado de certos tipos de drogas, podem causar uma gastrite crônica, que avança com lentidão, podendo ocorrer sangramentos e também úlceras.
  4. Álcool e cigarro: esses são 2 vilões que podem irritar e inflamar a mucosa do intestino e do estômago e que levam o desenvolvimento de úlceras gástricas e também a gastrite. Se você fuma ou bebe e tem problema estomacal, chegou a hora de mudar seu estilo de vida e adotar uma vida mais saudável, para que você livre-se desse problema.

 

Sintomas

O principal sintoma de quem tem gastrite é dor de estômago, queimação, as vezes cólicas com forte intensidade.

As vezes a pessoa come algum alimento no almoço, e horas depois parece que esse alimento não fez digestão, parece que a pessoa sente o gosto e chega arrotar o alimento.

Depois de 4, 5 horas que a pessoa comeu, ela ainda sente o gosto do alimento vindo do estômago. Isso é um sinal de má digestão e ocorre muito em quem tem gastrite.

Outras pessoas acontecem de ter ânsias, náusea, as vezes chega a vomitar. Dependendo da dor, a pessoa precisa ir a um pronto socorro tomar injeção na veia.

Essas dores de estômago, elas ocorrem na maioria das vezes por sistema nervoso. Nos dias atuais com a pressão do dia a dia, as pessoas ficam muito estressadas, angustiadas ou problemas de saúde com parentes, problemas conjugais ou com filhos, são diversos fatores.

Quais são os sintomas da gastrite nervosa?

Azia, queimação e sensação de estômago cheio são os principais sintomas da gastrite nervosa.

Quais são os sintomas da gastrite crônica?

Os sintomas mais comuns da gastrite crônica pode ser queimação, dor de estômago, arrotar em excesso, náuseas, vômitos, má digestão.

 

Tratamento caseiro para gastrite

Polvilho de batata doce é um excelente remédio caseiro para gastrite. Pode usar tanto a roxa como a branca.

Quem tem gastrite pode comer cuscuz
Quem tem gastrite pode comer cuscuz

Modo de preparo

Descasque uma batata doce inteira, corte-a em pedaços e coloque dentro de uma tigela com água e deixe por uns 5 minutos.

Coloque a batata no liquidificador com 600 ML de água filtrada, bata muito bem batido. Após bem batido, pegue uma vasilha e um pano que pode ser de algodão para coar. Torça o pano para que saia todo o caldo dentro da tigela.

Pegue outra tigela para colocar o suco da batata, deixe essa tigela parada cerca de 2 horas até que todo o polvilho da batata doce fique no fundo da tigela.

Após umas 2 horas, jogue a água que ficou na tigela fora, até que reste apenas o polvilho ao fundo.

Deixe o polvilho secar no sol, ou em algum lugar em que ele seque naturalmente. Após o polvilho totalmente seco pegue-o com uma colher e coloque em um copo com água gelada, misture bem até ficar branquinho.

Está pronto seu remédio caseiro, quando sentir aquela queimação, dor de estômago, azia, basta adicionar uma colher do polvilho em um copo com água bem gelada e tomar, é um santo remédio.

O suco da batata inglesa também é excelente, todos os dias em jejum tome um copo de suco de bata inglesa e com certeza terá excelente resultados.

Quem tem gastrite pode comer cuscuz

Agora que você sabe o que é gastrite, causas, sintomas e tratamento, você vai saber que Quem tem gastrite pode comer cuscuz SIM. O ingrediente usado no cuscuz que é o fubá, pode até ser indicado em uma dieta para pessoa que tem gastrite, por tanto não se preocupe, se você adora um cuscuz pode comer.

 

Quais os alimentos que não pode comer quem tem gastrite?

Quem tem gastrite pode comer cuscuz que está liberado, porém veja alguns alimentos que podem piorar a gastrite:

  • Comidas embutidas
  • Bebidas alcoólicas
  • Chicletes de mascar, balinhas
  • Alimentos fritos
  • Frutas ácidas como limão, abacaxi e laranja
  • Chocolates, bolachas com recheios, café e refrigerante
  • Peixes e carnes gordas
  • Pimenta
  • Pepino, pimentão
  • Molho de tomate, catchup e mostarda

 

Cardapio para quem tem gastrite

Frutas como bananas, maças, mamão, melão, pera, goiaba são frutas que pode ser consumidas.

Verduras e legumes de preferência refogadinhos. Suco de espinafre e salsinha que são excelentes para o estômago.

Os chás como alecrim, hortelã são ótimo para amenizar a acidez. Pão integral, queijo branco, quando for colocar temperos, procure as ervas finas.

 

O que fazer para evitar a gastrite?

O ideal é tentar não ficar por longos períodos de tempo sem comer, caso não tenha opção, procure beber algum chá morno de preferência de camomila ou de erva cidreira.

Um biscoito de água e sal também cai muito bem e é prático de levar aonde você for. Experimente outros tipos de comida aos poucos, não queira comer tudo de uma só vez.

Triture bem os alimentos, tente comer tranquilamente sem pressa alguma. Esses cuidados já contribuem muito para que você possa evitar a gastrite.

 

Qual é a melhor fruta para quem tem gastrite?

As melhores frutas para ingerir são bananas, maças, mamão, melão, pera, essas frutas são ótimas para saúde e você pode comer tranquilamente que não fará mal algum.

 

Quem tem gastrite pode comer batata doce cozida?

Sim, a batata doce trás muitos benefícios, especialmente para as pessoas que praticam atividades físicas, sem contar que ela pode ajudar a proteger nosso estômago devido suas fibras que auxiliam na digestão.

 

Quem tem gastrite pode comer pão francês?

Os pães de farinha branca como o pão francês devem ser evitados.

 

Quem tem gastrite pode comer macarrão?

Você pode comer qualquer tipo de macarrão, porém de preferência aos integrais e sem inventar aqueles molhos cheio de temperos, use o mais básico possível para que o macarrão fique bem leve.

 

Quem tem gastrite pode comer arroz?

Sim, quem tem gastrite pode comer arroz sim e assim como o macarrão, de preferência para o arroz integral.

 

Quem tem gastrite pode comer feijão?

Pode sim, nós brasileiros somos amantes do casal arroz com feijão e quem tem gastrite pode comer os 2. O feijão é rico em fibras, que ajuda a proteger o estômago contra gastrite.

 

Quem tem gastrite pode comer tapioca?

Esse é um alimento que também pode ser consumido por quem tem problema de gastrite, porém deve haver certos cuidados com os tipos de recheios da tapioca.

 

Quem tem gastrite pode comer ovo?

O ovo não faz mal algum para quem sofre de gastrite, pelo contrário ele pode ajudar o paciente a se recuperar do problema.

O ovo possui proteínas magras que contribuem para reparação da parede do estômago, sendo assim o ovo está liberado.

Veja também:

Quais as melhores frutas para quem tem gastrite?

Quem tem gastrite pode comer melancia

 

Quem tem gastrite pode comer cuscuz e várias outras comidas saborosas.

Se você gostou desse artigo e ele te ajudou a tirar algumas dúvidas sobre gastrite, deixe seu comentário, ele é importante para nós do site Minha Dieta Funciona.

 

5 COMENTÁRIOS

  1. Todos essas informações foram muito úteis para mim, agradeço aos médicos e nutricionista q aqui relataram essas informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here